Image without alt
18.06.24

ITA Engenharia em Madeira reafirma seu protagonismo ao construir com a única matéria-prima renovável da atualidade

Com mais de 2 mil edificações realizadas e trabalhando com o melhor da arquitetura brasileira, a empresa dá início à celebração dos seus 45 anos

São Paulo, 2024 - Fundada na década de 80, a Ita Engenharia em Madeira é uma empresa pioneira, capaz de unir tradição, tecnologia, inovação e design no desenvolvimento de estruturas de madeira para projetos de arquitetura e engenharia das mais variadas escalas e tipologias. Em seu portfólio, já soma mais de 2 mil obras, totalizando mais de 600 mil m² de área construída, utilizando o único material de construção renovável: a madeira.

Se no início seu processo de produção era quase artesanal – feito a partir de madeira de espécies nativas entregues na obra e a montagem executada no canteiro -, ao longo dos anos a empresa evoluiu em todos seus processos, usando as mais avançadas tecnologias - entre elas um investimento alto em maquinários ainda inéditos no Brasil e em processos e softwares que otimizam a produção - mantendo-se na vanguarda do setor e protagonista no mercado de estruturas de madeira.

Image without alt

Matéria-prima esta que agrega vantagens significativas tanto em eficiência energética como em sustentabilidade. Sua capacidade de armazenar carbono, juntamente com suas propriedades naturais de isolamento térmico, contribui para a redução do consumo de energia e para a mitigação das emissões de CO2.

Atualmente, 100% das estruturas realizadas pela empresa utilizam madeira laminada colada, proveniente de florestas de silvicultura, e que são produzidas, em sua fábrica, com o devido cuidado do início ao fim do processo.

Uma trajetória que só foi possível se pavimentar pelo trabalho com paixão e dedicação exercido pelos seus fundadores, Hélio Olga Jr e seu pai, tendo sido Helio Olga Jr. reconhecido pela sua notável dedicação pela Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) em 2022, com o Prêmio na categoria de "Investigação Tecnológica".

Em 2010, Claudio Oliveira, Daniel Salvatore e Vini Barreto se tornaram sócios, consolidando anos de dedicação e contribuições. Agora, com a adição de João Pini, Luciana Kashiwaya, Luciano Aguiar e Rafael Nielsen em 2022, a Ita fortalece seu legado para enfrentar os desafios futuros da engenharia em madeira, combinando conhecimento, inovação e tecnologia.

E agora, em 2024, a empresa passa por uma reformulação em sua identidade visual, desenhada pela FutureBrand, com nova logomarca, tipologia e cores, dando forma a uma organização sólida, pioneira e tecnológica, e responsável por estruturar grandes ideias para se chegar a uma cidade mais sustentável, seja no morar, nos espaços de trabalho, consumo, vivências e convívio.